segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Eleitores negociam venda de votos através da internet


A campanha eleitoral ganhou a Rede Mundial de Computadores trazendo para o pleito tudo de bom e de ruim que paira no ciberespaço. Como tudo o que está na rede, pode não passar de uma brincadeira, mas chamam a atenção anúncios curiosos onde eleitores, supostamente, tentam vender o voto. A iniciativa politicamente incorreta pode ser vista em comunidades do Orkut e, até mesmo, em sites de negócios, onde o voto é oferecido como qualquer outro artigo.
No conhecido site de vendas “Mercado Livre” há vários anúncios do tipo. Na página há desde quem faça piada, oferecendo o voto por R$ 1,00, até eleitores que tentam faturar alto, como o paulista Felipe Conilho, que cobra R$ 1 mil em troca do voto.
As “justificativas” para a oferta revelam o descrédito na classe política e a banalização do processo eleitoral. “Estou vendendo minhas intenções de voto nas eleições 2010 para os cargos de Deputado Estadual e Federal, haja vista que essas duas posições me sobraram, tal que pelo meu primeiro critério, a meritocracia, não houveram candidatos aptos (sic)”, queixa-se o eleitor.

Corregedoria promete investigar “vendedores de voto”

Informado dos “anúncios” de venda na internet pela reportagem de O JORNAL, o corregedor regional eleitoral, juiz federal Raimundo Alves Campos, reagiu com surpresa, e prometeu tomar providências. Para o magistrado, além de fazer apologia ao crime eleitoral, os autores e integrantes das páginas podem ser punidos com base na legislação eleitoral.
“Ainda não tomei conhecimento desse problema. Mas com certeza trata-se de apologia ao crime eleitoral e essas pessoas podem ser chamadas a responder junto ao Ministério Público Eleitoral. Quebrando-se o sigilo é possível descobrir de que computador partiu esse tipo de coisa, se investigar os autores desse tipo de anúncio, e, dependendo do caso, pode ensejar até mesmo a uma ação criminal. Sendo comprovada a intenção dolosa, o objeto ilícito. Essas pessoas podem vir a responder criminalmente”, afirmou Raimundo Alves, num tom de indignação.

Fonte: http://www.ojornalweb.com/2010/08/29/eleitores-negociam-venda-de-votos-atraves-da-internet/#comment-36902 (Gilson Monteiro – Repórter)

Um comentário:

  1. Felipe Conilho, que cobra caro no mercado livre sou eu mesmo.
    Somente para esclarecer: Sim, anúnciei a venda do meu voto nas últimas eleições, como forma de proteso.
    Como os candidatos, quase todos, não valiam muito, resovi super valorizar meu voto. Não havia proposta de governo, apenas ofensivas, ataques, e piadistas.
    Não só anunciei meu voto no mercado livre, também mandei alguns e-mails argumentando contra a falta de seriedade de nossos candidatos.
    E no final das contas, me recusei a votar, ou justificar, agora pagarei a carissima multa de 3 reais.
    Eleição é coisa séria e não da para ficar omisso diante dos fatos.

    ResponderExcluir