terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Psicopatas de Gravata


Os psicopatas estão por toda a parte e no dia a dia é possível encontra-los em diversas categorias profissionais. (…). Sem qualquer sombra de dúvida, o papel de liderança em cargos como diretor, gerente, supervisor ou executivo é sempre algo muito atraente para um psicopata. (…). Paul Babiak, psicólogo americano, especializado em recursos humanos, realizou um importante estudo, através do qual demonstrou as táticas utilizadas por psicopatas no meio corporativo. Ele os denominou “cobras de terno” por suas ações cínicas, inescrupulosas e antiéticas na disputa por altos cargos, salários e poder.

No presente artigo, que promete ser breve e instigante, trataremos de casos que acontecem na administração pública do Distrito Federal. Não revelaremos o nome do psicopata e nem do órgão por ele chefiado. Tristemente, apenas podemos dizer que pessoas iguais a que é o objeto deste texto existem aos montes. A inspiração do texto veio do livro “Mentes perigosas. O psicopata mora ao lado”, da escritora Ana Beatriz Barbosa Silva. Espero que goste do texto, mas, antes, contudo, uma pergunta: Qual o nome do seu chefe? Não se esqueça dele durante a leitura e tente, livremente, honestamente, encaixá-lo em uma das situações abaixo.

Cobras de terno infestam a administração pública brasileira. No Distrito Federal, obviamente, também encontramos alguns exemplares de cobras que trajam bem cortados ternos. Normalmente, ocupam cargos de direção, subdireção, chefia, subchefias ou equivalentes. Conhece alguma cobra de terno? O seu chefe, apesar de incompetente, faz de tudo para se perpetuar no poder? Se a resposta for positiva, talvez o seu chefe seja um psicopata. Talvez, é bom lembrar, talvez seja. Prossigamos e tentemos descobrir.

Os psicopatas costumam adotar um plano tático para assunção ao poder. Se o seu chefe adotou os 05 estratagemas abaixo, cuidado, muito cuidado para não receber o veneno da serpente.

Primeiro estratagema. Para alcançar a chefia, o seu chefe se mostrou cativante? Mostrou-se seguro e charmoso? Fez de tudo para impressionar a todos de forma positiva? Mostrava-se humilde e interessado em resolver os problemas da corporação? A resposta positiva às indagações revela alguém que, desde sempre, quer o poder pelo poder, alguém que finge e tenta agradar apenas com o intuito de estar no ponto mais alto. Se o seu chefe é destes, um ponto para que ele seja um psicopata. Faltam quatro estratagemas para qualificá-lo como psicopata.

Segundo estratagema. Além de tentar mostra-se competente e solícito, o seu chefe, antes de assumir a chefia, tentou (e conseguiu) se aproximar das pessoas que tinham poder de mando? Tentou (e conseguiu) construir relações pessoais com os mais influentes e populares? Parecia amigo de infância dos poderosos? Se a resposta for positiva, mais um passo foi dado para identificar a personalidade do psicopata.

Terceiro estratagema. O seu chefe se valeu da manipulação? É daqueles que semeiam a discórdia enquanto exibem largos sorrisos? De forma escondida e bem superficial tece pequenas críticas ao que ocupam o poder? Costumava formular frases do tipo: “acho fulano muito inteligente, sou seu amigo pessoal, mas tenho pequenas e irrelevantes divergências de pensamento!”, “fulano é excelente pessoa, gosto muito dele, mas ele está sob influências que não são boas, precisamos resgatá-lo”. Em outras palavras, lança diversos elogios, mas deixa registrada uma pequena observação negativa. Os elogios, na verdade, apenas foram lançados para ressaltar a bondade do autor do elogio, mas o psicopata que quer ser chefe apenas quer se auto exaltar e destruir os que considera adversários. O seu chefe é daqueles que estabelece contatos individual, mas evita situações nas quais precise se posicionar perante todo o grupo? Se sim, mais um indício de psicopatia.

Quarto estratagema. O seu chefe conseguiu o apoio dos poderosos e influentes para alçar a chefia e tão logo chegou ao poder abandonou os que havia cortejado e que não mais são úteis à sua ascensão no serviço? O seu chefe deixou a pessoa que foi fundamental em sua ascensão de escanteio? Longe de todo e qualquer poder decisório? Hoje, eventualmente, tece críticas veladas e na surdina contra o que outrora lhe serviu como mentor?

Quinto estratagema. O seu chefe faz de tudo para manter os que lhe colocaram no Poder próximos, mas, ao mesmo tempo, faz de tudo para impedir que eles voltem ao Poder?

Se as respostas foram positivas aos cinco estratagemas, acredite, existe uma grande chance de que o seu chefe seja um psicopata.

Se o seu órgão for uma instituição com fraca estruturação administrativa, que tende a valorizar soluções mágicas e imediatas baseadas em profissionais que encarnam o papel de salvador da pátria, sinto comunicar, o seu psicopata-chefe encontra campo propício para as suas malvadezas. Ana Beatriz Barbosa Silva nos lembra que a grande maioria dos psicopatas utiliza suas atividades profissionais para conquistas poder e controle sobre as pessoas. Essas ocupações ainda podem auxiliá-los na camuflagem social.

Concluindo, se o seu chefe (qual é mesmo o nome dele?) se utiliza do poder em proveito próprio, sem nenhuma consideração para com o grupo, se a sua instituição é uma organização frágil e se você respondeu afirmativamente às perguntas que foram feitas no texto, siga o nosso conselho, tome cuidado com o seu chefe! (Aliás, qual o nome do psicopata enrustido?).

A Você SA. enfatiza.

O QUE FAZ UM PSICOPATA NO TRABALHO?

A primeira característica do psicopata é a falta de consciência, o que o leva a cometer uma séries de atos como:

Humilhar uma pessoa em público ou ser agressivo com ela;

Implicar com a pessoa, ridicularizar o trabalho dela, ou qualquer tipo de tortura psicológica; espalhar mentiras maliciosamente a respeito de um profissional para prejudicar sua reputação ou incentivar pessoas a fazer o mesmo;

Mudar rapidamente de comportamento para manipular as pessoas ou causar elevados níveis de medo;

Encorajar colegas de trabalho a atormentar, perseguir, molestar e humilhar uma vítima;

Tratar pessoas de forma desigual, prejudicando subordinados e bajulando chefes e superiores;

Pedir o cumprimento de tarefa inatingíveis a alguém ou invadir a privacidade dos outros, lendo seus e-mails, arquivos e correspondências para utilizar as informações no futuro como chantagem.

COMO FAZER SE O MEU CHEFE É UM PSICOPÁTA?

“É importante garantir que a direção da empresa o conheça”, diz John. Anote todas as atitudes ruins que ele cometer e jamais o acuse de psicopata diretamente, pois você não tem qualificação para tanto. Documente tarefas e faça-o comprometer-se por escrito ( respondendo para seu e-mail). Para não perder a credibilidade, “nunca entre em uma competição de gritos, nunca o chame de psicopata e não tente espalhar rumores sobre ele”, diz o australiano.

COMO EVITAR SE TORNAR UMA VÍTIMA?

A melhor arma para se proteger é conhecer como ele pensa e age. Um psicopata costuma fingir que tem as mesmas fragilidades que a vítima para criar vínculos com ela. “Não importa se você é gerente, colega ou funcionário de um psicopata, você pode minimizar o risco de ser vítima ao desenvolver maior consciência das suas fragilidades e vulnerabilidades,” diz John. O psicopata também tenta isolar a vítima dos outros colegas.

O QUE FAZER SE O SEU COLEGA FOR UM PSICOPATA?

Nunca encubra ou termine um trabalho para ele, pois isso o tornará uma vítima fácil de manipular orienta John em seu livro. Além disso, mantenha uma boa rede de relacionamento com outras pessoas da empresa que saibam o valor de seu trabalho. Jamais confie nessa pessoa, anote sucintamente tudo o que ela fizer com você e, quando possível, entregue um relatório para os profissionais de RH da companhia.

COMO ROMPER COM UM ASSÉDIO?

A melhor opção é fugir do psicopata. Se você tem algo que ele quer, ele irá atrás de você. Mas se você já está na mira, não dê o que ele deseja. Se você já faz as coisas que o psicopata pede, atendendo a questões ilegais e pedidos estranhos, é melhor solicitar a mudança de departamento e escrever um relatório, mantendo sempre seu registros e informando a situação aos superiores. Comunique o fato a outras pessoas da companhia, como os profissionais de RH. “Recomendo escrever uma carta anônima ( no Brasil já possui linhas 0800 para isso), curta e sem emoções, e enviá-la ao gerente de recursos humanos. Informe fatos, tais como “ ele mentiu em tais relatórios,” “ mentiu para encobrir tal coisa” etc. você tem de dar evidências,” diz Paul. E, se outras pessoas têm os mesmos problemas sugira que elas escrevam também.

PERFIS, UMA SÓ ATITUDE

Psicopata Organizacional

Aquele que se satisfaz ao destruir a vida de quem trabalha com ele, apagando seus brilhos, causando ansiedade e depressão. Em casos extremos, pode levar a vítima a tentar o suicídio, por falta de perspectiva de se livrar da perseguição.

Psicopata Criminal Corporativo

Tem métodos semelhantes aos do psicopata organizacional. Mas seu objetivo é roubar o máximo de dinheiro que conseguir por meio de fraudes. Acredita que quanto mais dinheiro tiver, mais poderoso será.

Psicopata Criminal Violento

É o mais conhecido, graças às manchetes na mídia sobre serial killers, porém menos encontrado em ambientes corporativos. É aquele que vai até as últimas conseqüências, pois se sente poderoso ao matar ou estuprar uma pessoa.

Psicopata Profissional

Mais facilmente encontrado em cargos do governo. O que move esse tipo de psicopata é seu desejo de poder, por meio do qual pratica atos ilícitos, desde pequenas carteiradas até a corrupção e o desvio de dinheiro público.

Fontes: Brasília Direto - http://www.docafezinho.com.br/?p=5025 e Amanda Kamanchek (revista Você S/A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário