terça-feira, 2 de julho de 2013

Aberta as inscrição do PRONATEC


Aberta as inscrição do PRONATEC  (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). O programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Com o Objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância e aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Como existem várias iniciativas, não existe um sistema unificado de inscrições. Porem, o trabalhador que já concluíram o ensino médio podem participar do Pronatec, na modalidade Bolsa Formação Trabalhador, porem o edital desse ano vai de encontro as informações dada já que no seu 3.1 fala que “As vagas gratuitas dos cursos técnicos de nível médio na forma de organização CONCOMITANTE serão destinadas aos jovens e adultos que estejam cursando, em 2013, o 2º (segundo) ou 3º (terceiro) ano do Ensino Médio em todas as modalidades da Rede Estadual de Educação de Pernambuco.” Nos do O Sal do Mundo tentamos entrar em contato com a Secretaria de Educação de Pernambuco e o próprio PRONATEC e não recebemos resposta.

O programa oferece cursos gratuitos nas escolas públicas federais e estaduais e nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT. São dois tipos de curso:

  • Técnico para quem está matriculado no ensino médio, com duração mínima de um ano;
  • Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses. 

   Durante o curso, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário