sexta-feira, 19 de julho de 2013

Jotude: A estrela se apaga.


No inicio da semana os Passageiros que compraram passagens antecipadamente à empresa Jotude para realizar viagens para os municípios de Caruaru e Garanhuns, tiveram uma ingrata surpresa a empresa foi impedido pela fiscalização de entrar no TIP em Recife por falta de regulamentações.

Os passageiros passaram horas esperando no terminal rodoviário aguardando um outro ônibus da empresa para fazer a viagem. Relatos dos passageiros dão conta que o ônibus era velho e não tinha a menor condição de transitar pela rodovia. Mas esse ônibus só serviu mesmo para transportar os passageiros para fora do TIP, e que fora do terminal eles trocaram o ônibus pelo o que tinha sido impedido pela fiscalização. A viagem foi realizada com o ônibus que estava sem regulamentação. Para burlar a fiscalização a empresa de ônibus embarcou os passageiros em uma rua deserta na lateral do TIP.

Quem utiliza os ônibus da Jotude sabe dos problemas encontrados nos ônibus, Baratas, falta de manutenção, documentação dos veículos e descaso dos funcionários. 








De acordo com Amaro João presidente do EPTI - Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, a Empresa é a gestora do transporte público intermunicipal no Estado de Pernambuco. É a responsável pelo planejamento, operação e fiscalização das linhas que operam interligando as cidades entre si e à capital, a Jotude tem sido alvo de reclamações pelos usuários e fiscalizações pelo órgão que constatou varias irregularidades e foi multada. Ele informa que a EPTI está fazendo um levantamento técnico para abrir um novo processo licitatório para outra (s) empresa(s) assumir a Rota.

Já a Jotude se manifestou através do advogado Eduardo de Souza Leão, que se limitou a informar que a empresa teria solucionado as irregularidades apontadas que, entre outros problemas, estariam causando atrasos nas viagens e a empresa teria adquirido seis novos coletivos que teriam sido submetidos a vistorias junto ao órgão competente. 

O Dr. Amaro João quando são constatadas irregularidades que pode por em risco a vida da população os veículos são retirados da linha, impedido de entrar no TIP, e para não prejudicar os usuários outra empresa é chamada para fazer a rota em caráter excepcional. 

Com o aumento da demanda por causa do FIG – Festival de Inverno de Garanhuns, as viagens ofertadas não estariam sendo suficiente, o que estaria gerando tumulto no TIP e empurrando os usuários a utilização dos transportes clandestinos.  

De acordo com Departamento de Estradas e Rodagem (DER) a fiscalização das empresas de ônibus bem como os veículos que transportes clandestinos serão fiscalizados. 

Para efetuar denuncias das irregularidades das empresas de Ônibus e ou Transporte clandestino o usuário deve enviar um e-mail para ouvidoria.epti@gmail.com ou ligar para (81) 3184-7700.

A JOTUDE

A Jotude tem suas raízes no pioneirismo de um homem, João Tude de Melo, que na cidade de Garanhuns em 1932 fundou a Empresa Progresso. A Jotude propriamente dita surge em 1983, resultado de uma cisão da Auto Viação Progresso. Desde os seus primórdios, a Jotude esteve intrinsecamente ligada à cidade de Garanhuns e sua região, sendo uma das maiores empregadoras e a grande responsável pela comunicação e transporte de pessoas e mercadorias na região. Este papel de promotora de integração regional e interestadual fica notório quando verificamos que muitas cidades só têm nas linhas operadas pela Jotude o seu único meio de acesso e ligação a centros maiores e mais desenvolvidos como Recife, Caruaru, Garanhuns, Arapiraca, Penedo e outros.

Um comentário:

  1. Resolve isso rapidinho, é só colocar a AUTO VIAÇÃO PROGRESSO para fazer as linhas que são da JOTUDE e pronto.

    ResponderExcluir