sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O Dragão Mostra o rabo


Com a alta do dólar colocou a Petrobras em situação critica que forçou uma mudança de planos no governo federal, que deve conceder um reajuste nos preços da gasolina entre 25% a 30% ainda neste ano, o que será repassada para o consumidor entre 15% a 20%

Em resumo, em dezembro os preços vão subir com a especulação do aumento dos combustíveis. Isso mesmo! O combustível sobe, sobe junto a cesta básica, mão de obra, passagens ... e a INFLAÇÃO.

Mas a equipe econômica reconhece hoje que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, indicador oficial da inflação) dificilmente terminará o ano abaixo do patamar de 5,84%, mas os pessimistas apostam 7% superando a meta perseguida e assumida publicamente pelo governo até poucas semanas atrás. Porem para 2014 não será inferior a 7,49% isto por conta da recuperação da economia Americana prevista para o 2º trimestre de 2014. 

No ano passado, a presidente da Petrobras indicara que a estatal contava com um reajuste de 15% no preço da gasolina em 2013, de forma a viabilizar suas obrigações financeiras para este ano. Em fevereiro o governo concedeu uma alta de 6,6% na gasolina, e de 5,4% no óleo diesel. O quadro econômico ficou ainda mais complicado nos últimos meses, diante da alta do dólar, reconhece o governo, mas um reajuste de dois dígitos para compensar as perdas está praticamente descartado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário