quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Privatização no Governo Collor


Fernando Collor de Melo (1990-1992) foi o primeiro presidente brasileiro a adotar as privatizações como parte de seu programa econômico, ao instituir o PND – Programa Nacional de Desestatização pela Lei nº 8.031, de 1990. No entanto, das 68 empresas incluídas no programa, apenas 18 foram efetivamente privatizadas, pois Collor teve sua ação obstaculizada com os problemas surgidos na privatização da Viação Aérea São Paulo – VASP. 

O Plano Collor implementou a abertura das importações, privatização, modernização industrial e tecnológica. A política econômica desencadeou um dos maiores programas de privatização do mundo.

A privatização das empresas siderúrgicas começou com a extinção da empresa holding Siderurgia Brasileira S.A. – SIDERBRAS, após absorver os passivos das empresas subsidiárias. A primeira estatal privatizada foi a USIMINAS, siderúrgica mineira localizada no município de Ipatinga. 

Com o impedimento de Collor e a posse de Itamar Franco (1992-1995), nitidamente contrário às privatizações. No governo de Itamar Franco , concluiu-se a privatização de empresas do setor siderúrgico, iniciada por Collor e foi leiloada a Embraer, que estava a beira da falência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário