sexta-feira, 27 de junho de 2014

Compra e vendas de Celulares e Smartphone usados no Facebook é seguro?

Hoje em dia o Facebook esta sendo usado para compra e venda de tudo principalmente de Celulares e smartphone. Com as constantes mudanças dos modelos de celular e grande crescimento da venda dos Smartphones muitas vezes determinado produto já esta em desuso em algumas regiões quando ainda esta começando a ser vendido em outras regiões. 

Mas a pergunta é: “é seguro?”. Sabemos que hoje em dia o roubo de celulares e outro itens tem crescido muito, por isso prefira comprar o aparelho de alguém de confiança. Dessa maneira você não vai contribuir para asa praticas criminosas.

Bom, na maioria das vezes é seguro, mas devem tomar cuidados para não entrar em uma grande dor de cabeça. Precauções devem ser tomadas antes de comprar:


  1. Buscar a origem do aparelho. A nota fiscal é muito importante, mesmo sem garantia, já que identifica o dono e garante que não foi roubado;
  2. Não acredite em fotos, veja o aparelho e examine para ver as marcas de uso, produtos são usados para esconder arranhões e desgastes;
  3. Compre de alguém confiável;
  4. Solicite um recibo com RG, CPF e endereço do vendedor em caso de bloqueio da operadora isso lhe ajuda a ter o seu dinheiro de volta (confira com os originais);
  5. Confira o IMEI na caixa, confira se pertencem mesmo ao aparelho, senão o espertão pode roubar um aparelho e comprar uma caixa na internet;
  6. Jamais deposite dinheiro adiantado se não houver um meio seguro;
  7. Para conferir o tempo de garantia do aparelho, pegue o número de série e acesse o site de suporte da Apple, em: Site Verificador de Garantia Apple;
  8. Verifique se os sensores de Localização está ativado, bandidos estão usando para saber se você está em casa e roubo de dados usado nos Aparelhos;


Atenção um compra errada pode ser pior do que perder seu rico Dinheirinho, pode dá problema com a polícia. 

Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor a venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime. Pode dar uma pena de reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos, e multa.

Imagine você na delegacia enfrente ao Delegado o que você vai dizer? 

Quanto ao Aparelho, verifique:


  1. Bateria: Baterias de Lítio são feitas para durar entre 2 a 3 anos. Donos de smartphones são muito cuidadosos, porém, este problema independe do cuidado pois é de origem químico/físico. Ao comprar, por exemplo, um N95-1, que já tem na bateria o seu calcanhar de aquiles, lembre-se que a mesma já não será mais a mesma e pode te deixar na mão de uma hora para a outra. Reservar dinheiro para a compra de uma bateria nova é uma boa pedida.
  2. Aparência: Por mais bem cuidado que seja, é impossível para o telefone estar em estado de novo. Partes móveis, tampas de bateria, tinta que descasca, quedas involuntárias … Isso têm uma pequena parte boa: melhoram o preço a se pagar na hora da compra.
  3. Busque informações sobre o mesmo: Esta é a parte boa. Quando comprei o E71, ele era um aparelho relativamente novo em todo o mundo, e poucos blogs e fóruns continham informações sobre o mesmo. Já celulares como N95, HTC Touch, Moto Q11, entre outros ,estão no mercado a um bom tempo e a literatura sobre eles é enorme.
  4. Tenha cuidado com as especificações (memória, processador): A maioria dos celulares da geração anterior recebeu atualização de firmware/sistema operacional (de forma suportada ou não). Porém, as especificações não mudam: um HTC Touch, por exemplo, já tinha um processador lento em sua geração, agora têm ainda mais desvantagem em relação aos atuais. Programas baseados em aparelhos desta geração podem ter problemas. (E62 não roda o Wordmobi por falta de memória, por exemplo).
  5. Preste atenção as opções de conectividade do aparelho: Muitos aparelhos da geração anterior não tem 3G, ou somente 3G com WCDMA. O E61, por exemplo: o vendedor não estará mentindo se disser que o aparelho é 3G; porém, o mesmo só suporta o protocolo WCDMA, que permite conexões de até 384kbps. Caso for utilizar este item, dê preferência a aparelhos com HSPDA, que trazem toda a velocidade do 3G.
  6. Verifique se funcionam todos os botões (principamente o botão Home - o mais usado do aparelho - , mas não se esqueça de todos os outros: volume +, volume -, silenciador e liga/desliga), além do microfone e dos autofalantes.

No entanto, há ocasiões em que a compra de um aparelho com anos ou meses de vida pode ser um caminho direto ao prejuízo. Quem quer um celular barato pode se iludir facilmente com propostas que parecem muito vantajosas, como aparelhos vendidos por preços muito baixos. Porém, vender um celular usado muito barato pode ser uma indicação de que o celular já possui algum problema.

Quando o aparelho parecer perfeito e for muito barato, o melhor é não confiar na compra. Os celulares desvalorizam de acordo com o uso e, quanto mais arranhões e instabilidades o aparelho tiver, mais barato ficará. Por isso, é importante também analisar o smartphone e fazer todas as perguntas possíveis para o antigo dono, inclusive o motivo da venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário