quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Casamento Comunitário é realizado em Lajedo

Hoje (24) foi realizado o casamento comunitário em Lajedo com 84 casais pelo programa “Um passo a Mais para a Cidadania”, ofertado pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco e juízes da comarca envolvida, durante a manhã na quadra do Colégio Normal de Lajedo. A parceria também foi proposta da Defensoria Pública e o Ministério Público, destacando a disponibilidade e colaboração da registradora civil quanto à efetivação dos direitos entregando a cada casal sua certidão, mediante trabalho reconhecido pela assessoria dos cartórios.

A cerimônia, que contou com o apoio da juíza Fernanda Chuahy, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco para legalizar a união de muitos casais lajedenses, foi diferenciada devido a logística do evento. Os noivos e noivas receberam gratuitamente das mãos do juiz da Comarca da cidade, Thiago Cintra a certidão de casamento.  Também estavam presentes a promotora Daniele Lopes, vereadora Vânia Cosme, o prefeito Rossine Blesmany, a secretária de assistência social Marconeide Cordeiro, e representantes religiosos Graciara das Neves da Igreja Católica e o reverendo Alexandre Davi, da Igreja Presbiteriana. 

Entre os documentos providenciados pelo programa estão a certidão de nascimento, 2ª via, óbito, ações de família como reconhecimento de união estável, averbação de nome, idade, divórcio e outros como a certidão de casamento voltados para população carente. A realização ocorre através do Fundo Especial para o Registro Civil (FERC), garantindo o reembolso aos cartórios que emitem o selo de autenticidade de tais documentos.

Lajedo foi uma das sete cidades que já iniciaram esse evento, e que se estenderá por todo o estado de Pernambuco. A iniciativa também é feita em parceria com a Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen/PE), e o representante do órgão  Nathanel Figueredo frisou a “importância da obrigação selada pelo matrimônio dos casais que se comprometeram hoje”.

Os casais das mais diversas faixas etárias ouviram palavras de apoio que emocionaram, como o discurso dos representantes religiosos embasados em trechos bíblicos possibilitando conselhos espirituais recebidos pelo casal que representou os demais, Reginaldo José Vasconcelos e Eliane Félix da Silva. Ao final, foram presenteados com espumantes e bolos entregues a cada casal pela Secretaria de Assistência Social, que por sua vez se preocupou com a ornamentação do local, maquiagem e cabelo das noivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário