quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Inclusão social com libras para educação especial‏

Outro trabalho realizado pela Secretaria de Educação são as aulas para alunos especiais e aulas de libras para professores.  Esse trabalho é mais uma aposta para inclusão das pessoas que possuem alguma necessidade especial ou deficiência e para manter os professores da rede de ensino público municipal atentos quanto a importância desse sistema para Lajedo. 

Um dos investimentos que geram lucros na educação resultando em notas maiores como o visto no índice de Desenvolvimento na Educação – IDEB divulgado este mês de setembro, as aulas são fornecidas por dois professores em que um deles é o coordenador da educação especial, Ewerton de Azevedo. Segundo ele, é uma exigência desde 2005 para educação, e a ideia do projeto surgiu porque pessoas com deficiência auditiva e intelectual não tinham intérprete, então se viu a necessidade de formar as aulas.

As aulas acontecem todos os dias com as turmas do 3º e 5º ano na parte da manhã no colégio, e no Centro de Treinamento com aulas às 8h, às 10h e às 13h30. No Municipal, a professora -  Adriely Rosendo tem a habilidade  com os alunos, com surdez desde criança aprendeu a lidar  e saber aproveitar-se disso de forma positiva. Ela estimula os 6 alunos  a superar tais limites com o apoio da Secretária Neide Félix. A intenção do projeto é em 2015 compor uma turma com os estudantes do EJA.

No ano passado, os dois professores formaram uma turma de 120 pessoas, e este ano estão formando mais uma. Entre os inscritos estão estudantes e professores que desejam se especializar para implantar um ensino qualificado na rede municipal. O curso dividido em vários módulos, já formou turma apenas no módulo básico, como também no módulo avançado que se estende durante todo o ano.

A acessibilidade é um tema importante tratado pela Prefeitura com atenção, visto que além desse curso de libras há também um investimento na banda da Escola Dom Expedito Lopes, formada por alunos especiais e a quem o professor Ewerton também dedica cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário