quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Secretaria da Saúde de Lajedo promove campanha de prevenção para o Carnaval

Beirando a semana de Carnaval no país, Secretaria de Saúde do município de Lajedo tem iniciativa de fazer uma campanha na feira livre nesta quarta (11). A escolha do momento é propícia para alertar adultos e jovens a respeito da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, muito recorrentes nesse período.

No Nordeste 95% da população sabe que a camisinha é a melhor prevenção para as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e AIDS, segundo a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) do Ministério da Saúde. Mesmo assim, 49% dos nordestinos não usaram o preservativo. 

Diante desses dados, a manhã inteira enfermeiras e técnicas estiveram com uma tenda na feira orientando a população transeunte a respeito das doenças e da prevenção, realizando exames de glicose e aferindo pressão. Outro grupo percorreu todo o CEALA entregando panfletos explicativos e preservativos gratuitamente. Ressaltando que o teste rápido pode ser realizado em qualquer posto de saúde, ou no Ambulatório do Hospital Municipal.

A parceria entre a coordenadoria de atendimento farmacêutico e a Atenção Básica rende bons resultados, pois a prevenção é o principal foco da saúde em Lajedo, tratando da população não só após adoecer, mas prevenindo, garante a farmacêutica do município, Carla Melo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário